top of page

ESCUTE

Herança: para alguns, remete a bens materiais, dinheiro, fortuna. Para outros, sucessão, hereditariedade familiar. Porém, o termo vai muito além disso, representa legado, àquilo que nos é transmitido ao longo dos anos e que repassamos de geração para geração. Se pensarmos em nossas heranças, sejam valores, costumes ou crenças, percebemos a influência da cultura indígena, não só no passado, mas também no presente.

Não existe nós e eles. A cultura é fruto da interação entre nós. Nós, brancos, negros, pardos e índios. Estamos conectados pelos nós da cultura e da diversidade. Apesar disso, os indígenas – assim como outros grupos - ainda enfrentam dificuldades, preconceito, e resistência daqueles que não os consideram parte da sociedade. Quando na verdade, precisam e merecem ser valorizados.

Por isso, baseado nessa reflexão, nasceu o projeto Entre Nós – Herança e Presença da Cultura Indígena, uma abordagem sobre a contribuição histórica e cultural dos indígenas na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Por meio da produção de conteúdo em texto, áudio, foto e vídeo, a iniciativa busca evidenciar a cultura indígena em diferentes plataformas digitais.

O material é resultado de apurações in loco, pesquisas e entrevistas feitas por acadêmicos e acadêmicas de Jornalismo da Unijuí, na produção para a ênfase em Multimídia II do curso de Jornalismo. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes Caroline Batista, Crystian Carniel, Dieison Engroff, Dionatan Pezzetta, Fabiane Madril, Giuli Ana Izolan, Juliana Andretta, Lara Cristina dos Santos, Laura Pimentel, Marjorie Bock, Nataline Nervis e Natan Torzeschi, e orientado pelos professores Celestino Perin, Lara Nasi e Vera Raddatz. A edição técnica é de Celio Ferrazza e Rafael Bianchi.

bottom of page