Série documental em vídeo
A série em forma de documentário “Entre Nós – herança e presença da cultura indígena no RS”, produzida pelos acadêmicos e acadêmicas do projeto, aborda a contribuição histórica e cultural dos indígenas na região noroeste do Estado.
A série é composta de três reportagens audiovisuais que tratam de temáticas divergentes, mas ligadas pelo nó central da cultura indígena. Conta com três episódios, o primeiro voltado à ocupação e também adaptação das comunidades indígenas; o segundo fala das lendas e dos mitos em construções de peças teatrais; e o terceiro aborda a influência indígena na formação da figura do “gaúcho”. A série busca evidenciar a cultura indígena como uma representatividade existente e de caráter único que nos constitui, e não apenas como um legado do passado. Confira!
1 - Herança Guarani
2 - Lendas indígenas no teatro
3 - Herança indígena na música
Para abrir a série documental do Projeto Entre Nós, o episódio Herança Guarani aborda como se deu a ocupação dos territórios e como tem sido a adaptação das comunidades indígenas. Para isso, o grupo conversou com o museólogo Eder Ribeiro Oliveira do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí/RS, mas também foi à Aldeia Tekoá Pyau, de Santo Ângelo, onde conversou com o cacique Kuaray Anilido Romeu. A produção é das acadêmicas Caroline Gonçalves Batista, Fabiane Borges Madril e Lara Cristina dos Santos. Assista!
As lendas indígenas existem não apenas nas aldeias; elas também são apropriadas por outras formas de expressão cultural, como o teatro. A Turma do Dionísio, grupo de teatro de Santo Ângelo, tem, entre outras temáticas, as lendas indígenas representadas em um de seus espetáculos. A lenda da cobra grande, a lenda do milho e a lenda sobre o nascimento das cobras são encenadas pelo grupo, utilizando materiais também presentes na cultura indígena. Mas, ouvir dos indígenas sobre a influência das lendas em sua cultura é importante para compreender o conhecimento passado entre as gerações. Por isso, o vídeo também conta com o esclarecimento do kaingang Adilson Policena, diretor de escola em São Valério do Sul. A produção é dos estudantes Giuli Ana Izolan, Juliana Andretta e Natan Torzeschi. Para se conectar nesta aventura das lendas indígenas, confira o vídeo.
O terceiro e último episódio da série busca compreender a influência indígena na figura do “gaúcho”. O grupo, formado por Crystian Carniel e Dionatan Pezzetta, inicialmente buscou retratar a música missioneira como uma forma de resgatar a cultura indígena. Para isso, foram ao festival Pesqueiro da Canção, na busca por fontes para explicar qual era esta origem missioneira, expressa de maneira tão marcante na música gauchesca. Mas no festival, perceberam que a música apenas utiliza da cultura como temática para sua produção. Partiram, então, ao encontro do professor Paulo Fensterseifer que, juntamente com o músico Gerson Antunes desmistificam a influência indígena na música missioneira. Para finalizar, falamos com o filósofo e pesquisador Luiz Mario de Araujo, que aborda o “gaúcho primitivo”, e a influência indígena em sua formação. Acompanhe!